AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA
Resumo
Educação ambiental é um processo contínuo que visa o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre as relações entre a sociedade e a natureza, de modo que promova a transformação de hábitos, atitudes e valores. Entretanto, de acordo com o Diagnóstico Estratégico da Educação Ambiental em Fortaleza, foi possível perceber que o desempenho das atividades desenvolvidas é regular e mal distribuído. Ademais, a educação ambiental no município de Fortaleza está presente no modo formal, que engloba a educação infantil, do ensino fundamental e do médio, os cursos de graduação e pós-graduação e a educação especial, profissional e de jovens e adultos, no modo não-formal, que entende-se por práticas e ações educativas que visem os princípios da educação ambiental, e no modo informal, que é aquele que ocorre por meios de comunicação, como as grandes mídias, para a difusão da informação. Outrossim, nessa pesquisa foram avaliadas apenas os modos formais e não-formais, visto que o modo informal não possui projetos ou documentos que possibilitem sua avaliação. Dessa forma, essa pesquisa foi feita com a avaliação de leis vigentes nos âmbitos federal, a exemplo da Política Nacional de Educação Ambiental; estadual, como o Plano Estadual de Educação do Ceará; e municipal, a exemplo o Plano Municipal de Educação Ambiental de Fortaleza (PMEAFOR), comissões, programas ou conselhos atuantes, e documentos que trazem informações sobre os diferentes projetos existentes, sejam eles públicos ou privados, por exemplo o programa Ecoenel, todos atuantes no município de Fortaleza. Por conseguinte, essa pesquisa permitiu um maior conhecimento sobre as ações de educação ambiental, como elas são desenvolvidas e, em alguns casos documentados, quais os resultados que elas geraram.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.