BIOF5 ONLINE: A ADAPTAÇÃO DE UMA ATIVIDADE PRESENCIAL ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS

Autores

  • Felipe de Sousa Amaral
  • Alfredo de Menezes Ehrich
  • Erika Freitas Mota

Resumo

O BioF5 é uma atividade que vem sendo realizada pelo Programa de Educação Tutorial (PET) Biologia UFC desde o início de 2019 e visa abordar temas atuais em Biologia com enfoque para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) por meio de encontros mensais/aulões para alunos de 3o ano do ensino médio da rede pública. Durante 2020, devido à pandemia de COVID-19 e impedimento de realizar os encontros do BioF5 presencialmente, houve necessidade de adaptar as atividades para acontecerem em ambientes virtuais. Para realizar o BioF5 online e manter o objetivo da versão presencial, foram utilizadas tecnologias digitais de comunicação para produzir e publicar videoaulas. Estas, inicialmente, tiveram duração de até 10 minutos e foram disponibilizadas via plataforma IGTV na página do grupo no Instagram. Posteriormente, as videoaulas foram produzidas com até 30 minutos e disponibilizadas via canal do grupo no YouTube. Assim, o presente trabalho objetiva analisar quantitativamente a adaptação por meios de descritores (número de visualizações, comentários e curtidas) e comparar o desempenho das duas plataformas usadas. No total, foram produzidas e publicadas 10 videoaulas, sendo 6 no IGTV e 4 no YouTube, com a média de 139,2 visualizações, 2 comentários e 17,8 curtidas. Foi possível perceber um melhor desempenho na primeira plataforma, na qual obteve-se uma média de 222 visualizações, 3 comentários e 27,8 curtidas. Enquanto no YouTube, houve uma média de 12 visualizações, 0 comentários e 2,75 curtidas. Além disso, percebeu-se que apesar do alto número na média de visualizações (139), houve poucos comentários e curtidas, que pode indicar baixo engajamento e ser atribuído à pouca divulgação direta ao público-alvo. Nesse contexto, conclui-se que o grupo deve melhorar a divulgação das aulas para os alunos em parceria com as escolas e que, apesar da limitação no tempo, a plataforma IGTV apresentou um maior alcance, se mostrando uma melhor opção para a publicação das videoaulas.

Downloads

Publicado

2021-01-01

Como Citar

Amaral, F. de S., Ehrich, A. de M., & Freitas Mota, E. (2021). BIOF5 ONLINE: A ADAPTAÇÃO DE UMA ATIVIDADE PRESENCIAL ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS. Encontros Universitários Da UFC, 5(10), 4166. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/64040

Edição

Seção

VII Encontro de Programas de Educação Tutorial