BLOG DO PET ENGENHARIA AMBIENTAL UFC: UMA ANÁLISE QUANTITATIVA DO ALCANCE DESSE ESPAÇO DE DIVULGAÇÃO EM ÉPOCA DE PANDEMIA
Resumo
Com a virada do milênio, várias formas de veicular informação ganharam destaques graças a globalização e as novas tecnologias que surgiram. Um dos formatos de comunicação virtual é o blog, uma ferramenta capaz de levantar debates e discussões sobre os mais diversos temas. Acerca disso, “Engrenagens da Natureza”, blog administrado pelo PET Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Ceará (UFC), produz conteúdos com temáticas voltadas ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável, além de quadros voltados aos alunos da UFC, como o “Conheça seu Professor” e o “Minha Jornada”, em que são feitas entrevistas, em uma frequência mensal, com professores e alunos do curso de Engenharia Ambiental na UFC. Nesse contexto, este trabalho se destina a avaliar o alcance e impacto do blog, analisando o número de acessos e visualizações realizadas nesse ano em comparativo com o ano anterior. Para essa análise, o conteúdo do blog foi dividido em duas categorias, uma geral com todos os temas ambientais e outra para entrevistas com o corpo discente e docente do curso. Pelos dados registrados pela plataforma do blog, wordpress, obtém-se os números de visitantes (quantidade de usuários que acessaram o blog em um período) e de visualizações (quantidade de vezes que uma página foi carregada). Os valores para o ano de 2020 foram de 1195 visitantes com 591 visualizações nas publicações gerais e 1009 nas de entrevistas. Para o ano de 2019, os valores foram 544 visitantes, com 441 visualizações em postagens gerais e 258 em entrevistas. Percebe-se, que publicações de entrevistas com professores e alunos são de grande interesse dos nossos leitores, tendo em vista que das 69 postagens realizadas nos últimos dois anos, 19 eram de entrevistas e conseguiram 55% das visualizações sobre o total de postagens. Sendo assim, é notório o potencial das mídias digitais em transmitir informações, fazendo-se necessário encontrar outras formas de engajar os leitores.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.