CARTILHA DE CONGELAMENTO DE ALIMENTOS PET ZOOTECNIA UFC
Resumo
Para um alimento chegar até o comércio ele passa por diversos processamentos para garantir mais qualidade e validade ao produto, mesmo assim é necessário que seja armazenado e higienizado ao chegar no consumidor final para que se evite perda dos alimentos causado por alterações que podem ser produzidas por agentes físicos (luz e calor), químicos (oxigênio e água) e biológicos (microrganismos e enzimas). Uma pesquisa realizada pela Unilever, chamada de World Menu Report, mostra que 96% dos brasileiros se preocupa com desperdício de alimentos, uma porcentagem alta em comparação à Alemanha (79%), aos Estados Unidos (77%) e à Rússia (69%). O que se torna contraditório já que o país possui um dos maiores índices de desperdício de alimentos do mundo, com 40 mil toneladas de alimentos que vão para o lixo todos os dias. De acordo com a ONG Banco de Alimentos, cada brasileiro desperdiça mais de meio quilo de alimento por dia. Por isso, em meio a pandemia, o PET Zootecnia UFC buscou incentivar as pessoas a armazenarem os alimentos corretamente com uma cartilha ilustrativa que ensinava sobre o congelamento adequado de alimentos, desde hortaliças até carnes e os melhores depósitos para cada tipo de alimentos. O conteúdo nessa cartilha foi pesquisado pelos petianos e revisado pela tutora, onde após isso, foi elaborada uma cartilha online e divulgada nas redes sociais (facebook, instagram, whatsapp) do PET Zootecnia UFC. A cartilha chegou a ter centenas de compartilhamentos e um alcance de milhares de pessoas.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.