CÉLULA DE IDIOMAS: O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA APREENSÃO DE CONTEÚDOS

Autores

  • Assiria Batista Santos
  • Geovannia Maria Candido da Silva
  • Lívia Damasceno Silva
  • Jader de Oliveira Santos

Resumo

Diante de um mundo altamente competitivo, o aprendizado de uma segunda língua é indispensável, tanto no que se refere ao ambiente acadêmico quanto no mercado de trabalho. Neste contexto, a Célula de Idiomas foi pensada com o objetivo de levar aos bolsistas do PET Geografia UFC a oportunidade de aprender e revisar conteúdos relativos à uma língua estrangeira, oportunizando, assim, um nivelamento de conhecimentos e a possibilidade de entrada em um curso de idiomas. No ano de 2020, o inglês foi tido como enfoque principal, diante da maior aproximação dos bolsistas com o idioma. Vale salientar que neste ano foram utilizadas plataformas online para o envio e recebimento das atividades. A comissão à frente da célula, buscou se utilizar de diversas abordagens ativas, fazendo com que os bolsistas construíssem o conhecimento a partir de atividades dinâmicas e com alto nível de envolvimento, desconstruindo a ideia de uma educação bancária. Para isso, foram organizados conteúdos semanais contendo um documento abordando de forma simples e objetiva a temática escolhida, uma atividade voltada para a gramática, uma para incremento do vocabulário e um vídeo resumindo todos os materiais da semana. Periodicamente, também são sugeridos materiais complementares como quizzes online feitos pela comissão, playlists de músicas personalizadas, episódios de séries e jogos didáticos para a fixação de termos vistos. Sendo assim, a célula busca, ainda, a interação com as demais atividades do grupo, como o PET Cultural, ao proporcionar momentos de descontração e aprendizado contextualizado, por meio da leitura de obras literárias em língua estrangeira como o livro Anne With an E, e posterior discussão, a partir do ponto de vista da análise geográfica. Após o início das atividades da célula, o número de bolsistas inseridos em cursos de língua estrangeira aumentou de 4 para 9, demonstrando assim, a efetividade das práticas de revisão e compartilhamento de conhecimentos.

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Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VII Encontro de Programas de Educação Tutorial