COORDENAÇÃO, ORIENTAÇÃO E MENTORIA DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL
Resumo
É pertinente, nos cursos de exatas a dificuldade em alunos ingressantes para acompanhar o ritmo de disciplinas, como: Calculo fundamental, Química e Física com o acréscimo de outras matérias, como é na maioria dos cursos de engenharia em Universidades Federais. Essa dificuldade advém de diversos fatores, tanto por conta de um ensino médio deficiente, quanto pela quantidade de demandas requeridas pelos docentes aos alunos recém-formados no terceiro ano do ensino médio. Pensando nisso, o projeto Com-PET vem com uma proposta de alunos integrantes do PET-Metalúrgica auxiliar tais estudantes em suas dificuldades na vida acadêmica. O projeto consta em ajudar os alunos ingressantes no curso de graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais em disciplinas que possuem alto índice de reprovação correlacionado a cursos de engenharia como Cálculo Fundamental, Química e Física, dar um novo olhar e conhecimento sobre o curso para assim evitar a evasão e desistência de ingressantes, e promover adesão a uma área da engenharia ainda desconhecida na região nordeste pelos próprios dissentes. Incialmente, depois de realizada a matricula dos ingressantes no curso de Engenharia Metalúrgica, é feito um levantamento junto à coordenação do curso com o contato dos estudantes. Após essa etapa os integrantes do PET- Metalúrgica entram em contato com os estudantes através de e-mails e mensagens por WhatsApp para efetuar encontros quinzenais com um grupo de 5 a 8 pessoas para discutir dificuldades encontradas pelos dissentes, como: dúvidas em disciplinas básicas, conhecimentos sobre áreas de trabalho dentro da metalurgia com professores do departamento, aulas de revisão e também para momentos de descontração, pois também é uma meta do projeto que, o bolsista do PET seja um tutor para quem está iniciando a caminhada acadêmica.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
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