CRIARTE: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO ARTÍSTICA NA FORMAÇÃO DO(A) PEDAGOGO(A).
Resumo
O objetivo desta pesquisa é verificar a relevância que a educação artística traz para os(as) pedagogos(as) do curso de graduação, levando em consideração a formação subjetiva e a exploração do potencial criador. Tem ainda o intuito de socializar resultados do projeto Criarte, do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Considera-se a educação artística como um fator de conhecimento social e de formação humana (COSTA, 2017). A educação e a arte favorecem a imaginação, a criatividade e a expressão espontânea de sentimentos e de emoções que constituem os pilares do desenvolvimento humano. A metodologia utilizada foi o levantamento de bibliografias em artigos e livros sobre a temática, tendo sido realizado também grupo de estudos pela plataforma WhatsApp para a discussão do texto previamente escolhido. Segundo André e Gadotti (2008), a pesquisa qualitativa é um fenômeno que compreende os aspectos formadores dos seres humanos, suas relações e construções culturais, que são estabelecidas nas trocas de conhecimento e saberes. Diante disso, foi possível articular com os discentes e os bolsistas a perspectiva perante a educação artística e a importância desse tema para a formação do(a) pedagogo(a). Portanto, as relações e a complexidade promovidas nas atividades desenvolvidas pelos discentes na graduação mostram como a educação e a arte são aspectos importantes para serem cultivados e formulados para a formação social e pessoal do indivíduo, trazendo conhecimentos afetivos, expressivos, cognitivos, reflexivos e emocionais.Downloads
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Lima Goncalves, N., Pereira, A. do N., & Gerardo Vasconcelos, J. (2021). CRIARTE: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO ARTÍSTICA NA FORMAÇÃO DO(A) PEDAGOGO(A). Encontros Universitários Da UFC, 5(10), 4187. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/64061
Edição
Seção
VII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.