CRIAÇÃO E REPRESENTATIVIDADE NO PETCOM-UFC: A RELEVÂNCIA DO USO DO INSTAGRAM COMO PLATAFORMA DE CONSCIENTIZAÇÃO
Resumo
Segundo a Socialbakers, ao apresentar dados recentes, houve um crescimento exponencial do número de usuários do Instagram, atingindo seu pico, em 2018, com mais de 1 bilhão de usuários cadastrados. Posto isso, a rede social funciona auxiliando práticas relevantes à sociedade no geral. À vista disso, a equipe de criação do PETCom da UFC desenvolveu durante o ano de 2020 uma série de postagens envolvendo causas sociais, como a luta contra a homofobia, o racismo, o desmatamento e a conscientização contra o suicídio, durante o Setembro Amarelo. O objetivo das postagens, além de aproximar os estudantes de comunicação com temas que são pertinentes para sua área de estudo, é causar um engajamento e mobilização social para tais pautas abordadas, buscando, ainda, um compartilhamento com públicos diferentes. Entende-se que o PETCom deve desenvolver um trabalho para a sociedade e, por isso, a área de criação produziu peças para serem veiculadas em momentos-chave. Em maio de 2020, uma arte comemorativa ao dia da luta contra a LGBTfobia. Em junho, uma arte em mobilização ao Black Lives Matter, após o brutal assassinato de George Floyd, e contra a crescente onda de fascismo em ascenção no Brasil. Em setembro, foi veiculada uma peça de conscientização contra o desmatamento, no Dia da Amazônia e, também, uma arte abordando o Setembro Amarelo – prevenção ao suicídio. O objetivo do estudo é analisar a receptividade dos conteúdos que validam uma representatividade no Instagram. A metodologia deste estudo ocorreu em três etapas distintas. A primeira foi a construção de um cronograma de postagens no Instagram (@petcomufc) [Figura 1] que levava informações pertinentes e maneiras de contribuir positivamente com os temas abordados. Já a segunda foi uma coleta de dados levando em conta as métricas simples (alcance e número de curtidas) do quadro específico. Por fim, na terceira fase, foi feito um cruzamento de dados entre quadros comuns da página postados no mesmo período.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.