DETERMINANTES SOCIAIS DE SAÚDE DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
Resumo
Introdução: Determinantes Sociais em Saúde (DSS) podem impactar diretamente a qualidade de vida dos indivíduos e seu conhecimento permite o desenvolvimento de intervenções visando melhorias e mitigação dos agravos à saúde. Objetivo: Descrever os DSS de acadêmicos de enfermagem de uma universidade pública. Metodologia: Estudo descritivo, transversal, realizado em uma universidade pública de Fortaleza-CE, em junho de 2019, com 199 discentes de Enfermagem. Foram incluídos alunos acima de 18 anos, matriculados regularmente em qualquer semestre e foram excluídos aqueles de licença ou que estavam impedidos de cursar algum semestre. A análise foi realizada pelo programa Statistical Package for the Social Sciences. O instrumento de coleta consistiu em um questionário semi-estruturado. Os aspectos éticos foram respeitados. Resultados: Quanto à idade, 40 (20,1%) eram adolescentes e 137 (68,8%) são adultos jovens, o que compreende de 20 a 24 anos. Sobre a renda familiar, 112 (63,3%) possuem renda acima de 2 salários mínimos. A respeito de plano de saúde, 107 (55,2%) alegam não possuir. Quanto à prática de atividade física, 121 (60,8%) negam a realização. Sobre o tempo de sono, 153 (76,9%) não o consideram suficiente, porém apenas 70 (35,2%) alegam insônia. Acerca do tempo de lazer, 137 (69,9%) consideram-no insuficiente. Entretanto, 188 (94,9%) alegam a participação em atividades extraclasse, o que demanda boa parcela de seu tempo livre para a realização. Por fim, 100 (50,3%) alunos negam o uso de drogas lícitas, 175 (87,9%) negam o uso de drogas ilícitas e 165 (82,9%) negam o uso de fármacos que atuam no sistema nervoso central. Conclusão: No estudo, foi visto que parte dos alunos não dormem o suficiente, não têm tempo de lazer adequado, participam de atividades extraclasse e não realizam atividade física. Esses DSS são imprescindíveis para a qualidade de vida dos alunos, interferindo diretamente no desempenho acadêmico e na formação de profissionais competentes e saudáveis.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.