EFICÁCIA DA INTERVENÇÃO EM EDUCAÇÃO SEXUAL POR ABORDAGEM AMPLIADA EM RELAÇÃO AO MÉTODO TRADICIONAL NA GESTÃO DE COMPORTAMENTOS SEXUAIS DE RISCO.

Autores

  • Jamille Gadelha de Freitas
  • Ana Clara Camarão Assunção
  • Bruna Schulthais Largura
  • Rayssa Rogéria da Silva Frota
  • Lucas Teixeira dos Santos Brasil
  • Diego Veras Wilke

Resumo

Introdução Os jovens passam grande parte de suas vidas na escola, por isso a importância desse ambiente nos vários âmbitos de formação é inegável, sobretudo quando se trata de educação sexual. No entanto, diferentes trabalhos, desenvolvidos tanto em países orientais, quanto ocidentais, mostraram que nem sempre essa temática é explorada de forma eficiente no ambiente escolar. Objetivos Avaliar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema e a exposição a comportamentos sexuais de risco; realizar intervenção acerca de educação sexual e analisar sua eficácia e conhecimentos acumulados pelos alunos. Metodologia O projeto foi realizado em seis etapas e iniciado após aprovação pelo comitê de ética (CEP-UFC 2.897.652). A 1ª etapa consistiu em uma pré-seleção das escolas.Na 2ª etapa foi aplicado um questionário e coletadas dúvidas sobre sexo em uma caixa de perguntas. A 3ª etapa consistiu na aplicação da intervenção e na 4ª etapa foram aplicados os pós-testes Resultados Foi realizada uma análise quantitativa da sessão 2 do questionário aplicado nas escolas A e B, de modo a atribuir notas de 0 a 10 a cada participante de acordo com seus conhecimentos em Educação Sexual. Na aplicação realizada antes da intervenção, a escola A (n=12) obteve média das notas de 6,83, já na escola B (n=21) a média das notas foi de 6,01.Foram realizadas duas aplicações do questionário após a intervenção:com 1 mês e 6 meses.A escola A foi alvo da intervenção e a escola B participou como controle.A escola A (n=6) obteve médias das notas de 7,87 e 7,48 e a escola B (n=15) obteve médias de 6,85 e 6,46 na na aplicação com 1 mês e com 6 meses, respectivamente. A análise de variância aponta que a intervenção melhora a compreensão e domínio sobre o tema (p<0,05) dos alunos. Conclusão A Análise preliminar indica que a intervenção realizada pelo PET Medicina melhorou a compreensão e domínio sobre o assunto. Mais análises são necessárias para melhor compreensão dos dados obtidos. Apoio:MEC/PET-SESu

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Publicado

2021-01-01

Como Citar

Gadelha de Freitas, J., Clara Camarão Assunção, A., Schulthais Largura, B., Rogéria da Silva Frota, R., Teixeira dos Santos Brasil, L., & Veras Wilke, D. (2021). EFICÁCIA DA INTERVENÇÃO EM EDUCAÇÃO SEXUAL POR ABORDAGEM AMPLIADA EM RELAÇÃO AO MÉTODO TRADICIONAL NA GESTÃO DE COMPORTAMENTOS SEXUAIS DE RISCO. Encontros Universitários Da UFC, 5(10), 4204. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/64078

Edição

Seção

VII Encontro de Programas de Educação Tutorial