ENSINO REMOTO PARA ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO MÉDIO COM O APOIO DO PET DA ENGENHARIA MECÂNICA UFC - FORTALEZA
Resumo
O ano de 2020 foi desafiador para os Grupos PET UFC e para os estudantes das escolas públicas do Ceará que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com a paralisação, em março de 2020, das aulas presenciais devido a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), tanto estudantes do ensino médio quanto os grupos PET se adaptaram ao novo modo de ensino remoto que exigiu, por exemplo, o domínio de novos recursos digitais para as aulas e avaliações e uma infraestrutura mínima de internet. Este trabalho descreve a participação ativa do Grupo PET da Engenharia Mecânica - PETMEC nos projetos Cursinho I.D.E.I.A. e Pró-ExaCTa. Foram desenvolvidos materiais como apostilas com foco no aprendizado desses alunos de ensino médio e vestibulandos nas matérias básicas e mais abordadas no Enem e vestibulares. Adicionalmente, o PETMEC, com o apoio da startup EXPeduca, realizou o projeto PETeduca que consistiu em aulas de reforço, utilizando o meio remoto, para alunos de todo o Brasil. A etapa final nos projetos citados é a avaliação das ações, com o objetivo de aprimoramento contínuo. Foi produzido um formulário eletrônico com questões abertas e fechadas para os estudantes participantes do Cursinho I.D.E.I.A., Pró-ExaCTa e do PETeduca para obter dados qualitativos. Entre as informações buscadas na pesquisa, constam: a qualidade da experiência com o ensino remoto, o impacto do curso na preparação para o Enem ou vestibular e as habilidades desenvolvidas com a participação nos projetos. Os resultados da pesquisa ainda não estão disponíveis, mas a expectativa é que a pesquisa avaliativa auxilie as comissões organizadoras de cada projeto numa melhor compreensão das deficiências dos estudantes, suas expectativas para que os projetos possam oferecer uma melhor experiência de aprendizagem para seu público.Downloads
Publicado
2021-01-01
Como Citar
EpifÂnio de Souza Silva, R., Almeida Jackimov Moraes, G., Gabriel Ramos Arraes de Alencar, J., Damasceno Veríssimo de Araújo, M., & Soares Junior, L. (2021). ENSINO REMOTO PARA ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO MÉDIO COM O APOIO DO PET DA ENGENHARIA MECÂNICA UFC - FORTALEZA. Encontros Universitários Da UFC, 5(10), 4207. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/64081
Edição
Seção
VII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.