ESTUDO ACERCA DO COMPORTAMENTO DE COMPRA ECOLÓGICA DO CONSUMIDOR NA INTERNET
Resumo
As práticas de consumo e cadeias produtivas são resultado de um longo processo econômico desenvolvido a partir de ideias tradicionalistas, geralmente, nada sustentáveis (TSENG et al., 2013). Entretanto, a análise dos padrões de comportamento dos indivíduos demonstra um aumento da consciência ambiental do consumidor, motivado, principalmente, pela popularização dos ideais de preservação e dos princípios da sustentabilidade. Em paralelo, a ascensão do e-commerce, com suas especificidades, altera os hábitos da humanidade e adiciona, portanto, novas variáveis ao estudo do comportamento de compra. À vista disso, com base no exposto por Paço, Shiel e Alves (2018), o presente trabalho tem como objetivo identificar as características do comportamento de compra ecológica, dentre elas atitudes sociais positivas - atitudes individuais visando o bem-estar dos outros -, valores individuais de consumo ecológico - definido como a análise do impacto ambiental de acordo com seu comportamento de consumo - e, por fim, a receptividade à publicidade ecológica - o papel do marketing verde e como os níveis de abertura alteram-se entre os indivíduos -, mais especificamente, no comportamento do consumidor na internet - uma vez que o segmento cresce exponencialmente a cada ano -, traçando o impacto de critérios pessoais à atitudes direcionadas ao uso tecnológico. Para tanto, será utilizada uma abordagem quantitativa, uma vez que se baseará na captação e interpretação de dados coletados a partir de um questionário autoaplicável, adaptado e estruturado em escala Likert. Quanto aos procedimentos estatísticos, serão utilizadas as técnicas de Análise Fatorial Exploratória, com vistas a verificar a existência de fatores comuns entre as variáveis e Análise de Clusters, para, a partir dos fatores, agrupar os indivíduos em grupos que apontem algum comportamento semelhante no tocante ao consumo.Downloads
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Eduarda de Sousa SabÓia Vale, L., & Barboza Guimaraes, D. (2021). ESTUDO ACERCA DO COMPORTAMENTO DE COMPRA ECOLÓGICA DO CONSUMIDOR NA INTERNET. Encontros Universitários Da UFC, 5(10), 4209. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/64083
Edição
Seção
VII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
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