ESTUDO COMPARATIVO DOS DADOS DA SEMEP DE ANTES E DURANTE A PANDEMIA
Resumo
A Semana da Engenharia de Pesca (SEMEP) é um evento organizado anualmente no formato presencial, cujo objetivo é ampliar a formação acadêmica dos discentes do curso de Engenharia de Pesca, por meio de palestras, minicursos, mesas redondas e oficinas. Entretanto, com o cenário de pandemia atual, a edição 2020, foi realizada de forma completamente remota, entre os dias 9 a 13 de novembro, pelos integrantes do PET-Pesca UFC e com apoio do Centro Acadêmico Stênio de Freitas (CASF). O objetivo da pesquisa foi traçar um comparativo entre duas edições da SEMEP, uma presencial (2019) e outra virtual (2020) em decorrência da pandemia do COVID-19, analisando dados quantitativos e qualitativos de participação no evento. Nesta perspectiva, durante o acontecimento do evento, por meio de plataformas como Youtube e Google Meet, foi realizada pesquisa com auxílio de formulários do Google Forms, no qual se coletou dados, para o propósito de verificar os parâmetros de número de inscritos, as suas instituições de ensino superior (IEs) e o interesse dos inscritos pelos minicursos. Dessa forma, foi possível perceber a diversidade de participantes nessa edição digital, pois a SEMEP 2019 contou com 51 inscritos exclusivos do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Ceará, enquanto que na edição de 2020 foram registradas 201 inscrições, com participantes de outros Estados, cursos e instituições, como UFRPE, UFSC e UNESP, por exemplo, podendo-se observar que a adesão do evento se estendeu para fora da UFC. À luz dessas considerações, o evento teve uma abrangência muito maior se comparada com edições anteriores. O número de inscritos teve um aumento significante graças a utilização de ferramentas online, que permitiam aos participantes acompanharem as palestras e minicursos em tempo real ou até mesmo após a transmissão simultânea.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.