EXTENSÃO NA PANDEMIA: UMA ANÁLISE DAS MINI OFICINAS PET
Resumo
Durante o ano de 2020, algumas atividades tiveram de ser interrompidas ou ter sua frequência diminuída, e foi nesse cenário que o PET Engenharia Ambiental desenvolveu as Mini Oficinas PET, que nada mais são do que um pequeno projeto baseado na produção de vídeos, os quais trouxessem meios de reutilizar resíduos domésticos construindo objetos de uso diário. Esses vídeos foram postados na página do Instagram acompanhados de uma imagem com dados informativos sobre o tipo de material de cada vídeo. Eles foram feitos entre os meses de maio e setembro, sendo no total, quatro postagens com cada uma focada em um tipo de resíduo sólido principal. Desse modo, o objetivo deste trabalho é analisar o alcance e os benefícios surgidos dessa atividade, e traçar um diagnóstico de como ela poderia ser ainda mais bem aproveitada tendo em vista os projetos de extensão que este Programa de Educação Tutorial já possui. Como metodologia, foram utilizadas as informações desenvolvidas na plataforma utilizada sobre as postagens, e uma consulta sobre as atividades já feitas anteriormente no programa, como a Educação Ambiental, Coleta Seletiva, entre outros. Os resultados relacionados aos indicadores do Instagram mostram que as Mini Oficinas tiveram uma recepção satisfatória, trazendo engajamento para o perfil do PET Engenharia Ambiental e um retorno positivo nos comentários, caracterizando uma atividade que possui um potencial de se desenvolver em outros projetos de extensão. Portanto, a análise do procedimento e dos impactos dessa atividade são necessários para que esta ideia seja desenvolvida da melhor forma possível, podendo propiciar uma educação sobre os resíduos sólidos próprios para diversas pessoas e incentivar o reuso de materiais que são destinados ao lixo, mas que ainda possuem vida útil.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.