GESTÃO DO DESENVOLVIMENTO DA FAMÍLIA E DE SEU AGROECOSSISTEMA: O CASO DA COMUNIDADE LAGOINHA I EM ITAPIPOCA-CEARÁ
Resumo
Esse trabalho teve como objetivo capacitar famílias da comunidade de Lagoinha I em Itapipoca-Ceará a fazerem diagnóstico de sua realidade e a relação desta com o agroecossistema que convivem para aprenderem a gerir seu próprio desenvolvimento. O período da pesquisa foi do dia 15 a 17 de maio de 2019. Utilizou-se, como metodologia, o Diagnóstico Rural Participativo (DRP), conjunto de técnicas e ferramentas que permite que as comunidades façam o seu próprio diagnóstico e a partir daí comecem a autogerenciar o seu planejamento e desenvolvimento. Ao longo dos três dias trabalhou-se com a família, considerada o Núcleo Social de Gestão do Agroecossistema (NSGA.) Por isso foi necessário se obter os dados da família e da trajetória do agroecossistema. A presença dos membros do NSGA no momento da coleta dos dados é fundamental. O trabalho de campo ocorreu da seguinte forma: 1° dia – conversa com a família, aproximação entre os indivíduos, reconhecimento da área em sua totalidade para a coleta das coordenadas geográficas e delimitação do sistema; 2º dia – construção de um relógio para cada indivíduo, com o intuito de calcular as horas trabalhadas de cada um no decorrer do dia, realização de um mapa mental pelos agricultores, no qual foi realizado a partir da visão do próprio agricultor, ou seja, como ele enxerga o seu local de inserção; 3° dia – para a finalização das atividades foi construída a linha do tempo do NSGA, constando todo o seu trajeto, desde momento da constituição da família até o estado atual, ocorreu também, a produção da árvore genealógica da família. Conclui-se que a metodologia foi eficaz e possibilitou a realização das atividades com a participação de todos os membros do NSGA, de forma bem ilustrativa para que sempre estivesse à vista os dados que estavam sendo coletados e a forma como poderiam utilizá-los em seu favor.Downloads
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Ferreira, A. dos S., & Lucia de Sousa Moreira, M. (2021). GESTÃO DO DESENVOLVIMENTO DA FAMÍLIA E DE SEU AGROECOSSISTEMA: O CASO DA COMUNIDADE LAGOINHA I EM ITAPIPOCA-CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 5(10), 4224. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/64098
Edição
Seção
VII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.