GRAVIDADE ESPECÍFICA DE OVOS DE LINHAGENS DE CODORNAS EUROPEIAS SUBMETIDAS A CINCO DIFERENTES DIETAS PROTEICAS
Resumo
A coturnicultura vem representando uma boa opção para exploração avícola visto as qualidades de rápido crescimento, de precocidade sexual, de postura e de rusticidade elevada, bem como o baixo consumo de alimentos. Diante disso, o índice de Gravidade Específica (GE) do ovo é um método indireto de mensurar a qualidade da casca, diretamente relacionado com o número de ovos trincados e a taxa de eclosão. Objetivou-se avaliar a GE de ovos de duas linhagens de codornas europeias submetidas a cinco dietas com níveis de proteínas diferentes. O experimento foi conduzido no Setor de Avicultura da Universidade Federal do Ceará (UFC), utilizando codornas europeias (Coturnix coturnix coturnix) em um período de 21 dias. Foi utilizado delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial 2x5, sendo duas linhagens de codornas (comercial e melhorada UFC) e cinco níveis proteicos na ração (17; 19; 21; 23 e 25%), totalizando 10 tratamentos, com 4 repetições contendo 8 fêmeas e 2 machos cada. A cada 7 dias, os ovos coletados da mesma manhã eram encaminhados para a quebra, etapa de análises da qualidade do ovo. Não foram observadas diferenças estatísticas (p>0.01) na GE dos ovos quanto aos níveis proteicos e quanto as duas linhagens utilizadas no experimento. Contudo, houve diferença (p<0.01) em relação as médias obtidas entre a primeira, a segunda e a terceira quebra, 1,069 g cm-3; 1,055 g cm-3; 1,074 g cm-3 respectivamente, resultado este possivelmente influenciado pela temperatura ambiente que provocou estresse térmico nas codornas, observou-se temperatura média de 27,3°C e máxima de 30,6°C no mês de setembro de 2019, o qual foi realizado as análises. Os níveis proteicos e ambas as linhagens não influenciaram na gravidade específica, contudo, o estresse térmico pode ser um fator determinante na qualidade do ovo.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.