GRUPO DE MULHERES DE CAETANOS DE CIMA: A CONSTRUÇÃO DO PROTAGONISMO FEMININO NO MEIO RURAL
Resumo
Este trabalho é derivado do estágio de vivência ocorrido entre os dias 19 e 20 de novembro de 2019, na comunidade Caetanos de Cima do assentamento Sabiaguaba em Amontada-CE. Promovido pelo Programa Residência Agrária e PET Agrárias Conexões de Saberes da Universidade Federal do Ceará, um dos objetivos do estágio, é através da vivência, possibilitar atividades de pesquisa e extensão para o fortalecimento dos aprendizados estudantis e das famílias assentadas. Um dos temas que chamou a atenção, e se tornou o objeto de estudo desse trabalho, foi a organização das mulheres no assentamento. Durante a década de 1990, o assentamento foi alvejado pelos interesses da especulação imobiliária devido a suas grandes belezas naturais. Em confronto ao problema ocorriam reuniões entre os assentados, em grande parte do sexo masculino. Em decorrência da falta de espaço para emitir suas opiniões nas reuniões, as mulheres começaram a se organizar através do grupo historicamente conhecido como ‘’grupo das esposas’’. A partir dessa realidade pretende-se relatar a construção da organicidade do grupo de mulheres utilizando a metodologia participativa através do uso de ferramentas tais como entrevistas semiestruturadas, rodas de conversa com as mulheres, visita as casas e leitura de paisagem. Observou-se que no decorrer dos anos, as mulheres se empoderaram, gerando resultados bastante satisfatórios como a construção do Restaurante das Mulheres, obra chave para o desenvolvimento do turismo comunitário local e espaço de articulação das mesmas. Conclui-se que a partir da vivência, dos estudo e discursões sobre a organicidade feminina no assentamento Sabiaguaba, aprendeu-se mais sobre gênero e organização no campo, desconstrução do pensamento patriarcal e importância do papel político da mulher nos assentamentos rurais. Acrescenta-se ainda que esses aprendizados possibilitam atividades de extensão, como oficinas sobre o tema no assentamento e na universidade.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.