MARCAS DE CLIO:DIÁLOGOS PARA O OFÍCIO DO HISTORIADOR
Resumo
“Marcas de Clio” é um dos projetos desenvolvidos pelo PET - História UFC e envolve uma série de eventos para os quais algum(a) professor(a) e/ou pesquisador(a), geralmente da área de História, é convidado(a) para participar de uma roda de conversa e falar sobre sua trajetória acadêmica e seus projetos atuais. O intuito é conhecer um pouco mais sobre o trabalho desses professores, assim como chamar a atenção dos estudantes para as diversas possibilidades de pesquisas que podem ser desenvolvidas em História. Assim, os eventos são conversas onde os estudantes podem tirar dúvidas e fazer suas colocações sobre a realização da pesquisa, fontes e o ofício do historiador. O evento foi realizado virtualmente por meio do Google Meet devido a pandemia de COVID-19. Objetiva-se que, através dessas ações, os bolsistas possam contribuir e receber contribuições para o desenvolvimento da formação enquanto historiador, professor e pesquisador, assim como sujeito social engajado. Através dos projetos realizados espera-se compartilhar tanto com os estudantes do curso de História quanto com os de outros cursos, o conhecimento e os debates desenvolvidos acerca de novas áreas de pesquisa e também das trajetórias dos professores/pesquisadores em História. O evento realizado em 2020 contou com a realização de quatro sessões remotas, sendo convidados o Prof. Dr. Atílio Bergamini, abordando as relações entre História e Literatura a partir de Machado de Assis; o Prof. Dr. Jailson Pereira, refletindo sobre os arquivos, produção historiográfica e a História Pública; a Mestranda Cynthia Corvello, discutindo sobre as presas comuns durante a Ditadura Militar no Ceará e as dificuldades enfrentadas pelo(a) pesquisador(a) com documentação e fontes; o Doutorando Décio Braúna, estudando o pensamento de Fanon a partir da obra “Pele negra, máscaras brancas”. Apesar do ano atípico, os eventos contaram com uma ótima participação dos estudantes e foi um grande aprendizado.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
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