NAVEGANDO NAS ONDAS SONORAS: PODCAST COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Resumo
A divulgação científica é de extrema importância na difusão de conhecimento sobre as ciências, pois permite que a população passe a reconhecer elementos científicos cotidianos e possa desenvolver um pensamento crítico. Tendo em vista a necessidade de promover a divulgação científica de forma remota, o Programa de Educação Tutorial da Biologia da Universidade Federal do Ceará (PET Biologia UFC) criou o podcast científico “Navegando na Ciência”. O objetivo do presente trabalho é avaliar essa atividade em relação à diversidade de gêneros produzidos e verificar o alcance por meio do número de reproduções. A atividade teve início em maio de 2020 e até o fim do ano teve produção de 20 episódios postados no Spotify e Anchor, abordando temas das grandes áreas da biologia (Meio Ambiente, Biotecnologia e Saúde). Foram feitas entrevistas com profissionais atuantes (14 episódios com entrevistas) e Oficinas e Experimentos (6 episódios) e com aproximadamente 500 reproduções. Em média, os episódios atingiram cerca de 29 reproduções. Alguns episódios foram mais reproduzidos, como o 1º episódio “Compostagem” (55 reproduções), o 3° “Produção de hormônios, terapia hormonal e orgulho LGBTQIA+” (52) e o 12º “Microrganismos na Biotecnologia: Projetos e Projeções futuras” (49). Vale ressaltar que os podcasts são excelentes ferramentas de ensino e auxiliam na aprendizagem e na ampliação do alcance de público-alvo, pois se classificam como Mobile-Learning que é um tipo de aprendizagem que utiliza qualquer dispositivo móvel que tenha conectividade sem fios. Com isso, observa-se que o podcast científico “Navegando na Ciência” teve um bom alcance e sugere-se que este pode auxiliar tanto os alunos do ensino básico, apresentando de forma aplicada os conhecimentos científicos e os alunos do ensino superior, ao apresentar projetos atuais em diversas áreas auxiliando a ampliar as visões acerca das atuações do biólogo e as pesquisas realizadas.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
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