O IMPACTO DO PET ENGENHARIA QUÍMICA UFC NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS PETIANOS
Resumo
O PET Engenharia Química UFC, por ser um dos grupos PET mais antigos da universidade, já impactou diretamente a vida acadêmica e profissional de dezenas de estudantes de Engenharia Química. Por tamanha contribuição, surgiu o interesse de mensurar o impacto na vida acadêmica e profissional dos participantes, e analisar a evolução de cada um dos profissionais já formados. O objetivo principal é aferir o impacto percebido por cada um dos petianos e, com os dados coletados, apresentar de forma significativa o impacto do Programa de Educação Tutorial. Para realização da coleta de dados, foi elaborado um formulário elencando diversos tópicos como: tempo de permanência, trajetória acadêmica (participação em outras entidades estudantis), área de atuação profissional (inicial e atual), entre outros. O formulário foi encaminhado para todos membros egressos do PET-EQ desde 2010. O intervalo de tempo escolhido para análise leva em consideração a gerência do programa no curso de Engenharia Química pelo Professor Dr. Samuel Jorge Marques Cartaxo, tendo em vista que o grupo e sua forma de trabalho e desenvolvimento são muito influenciados pelo professor tutor. Após a coleta dos dados, foram elaboradas representações gráficas de algumas características analisadas e, a partir das respostas subjetivas, foram apontados os principais aspectos da formação profissional propiciadas pelo PET Engenharia Química. Os resultados obtidos serão utilizados para apresentação de demonstrativos de resultado, apresentações institucionais da efetividade do desenvolvimento do programa e também servir de registro histórico do grupo.Downloads
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Bernardo Soares, S., Oliveira Ferreira, G., Freire de Aquino, Y., Rosa Vieira, B., & Jorge Marques Cartaxo, S. (2021). O IMPACTO DO PET ENGENHARIA QUÍMICA UFC NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS PETIANOS. Encontros Universitários Da UFC, 5(10), 4255. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/64129
Edição
Seção
VII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.