O USO DA TÉCNICA DE APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES (ABE)
Resumo
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE EDUCAÇÃO Autora: Maria Kelly Rocha da Silva E-mail: kellyrocha@alu.ufc.br Tutor: José Gerardo Vasconcelos E-mail: gerardovasconcelos@ufc.br O uso da técnica de aprendizagem baseada em equipes (ABE) Resumo O presente trabalho tem como objetivo compreender o uso da técnica de aprendizagem baseada em equipes (ABE). Equipes são grupos de pessoas que funcionam juntas, “O trabalho em grupo favorece a interação entre os estudantes, incrementando a qualidade das aprendizagens. [...] permite melhorar as habilidades sociais, [...] facilitando a comunicação e a inclusão de seus integrantes” (BARBATO; CORRÊA; SOUZA, 2010, p. 49), possibilitando múltiplos conhecimentos. “ A ABE é uma estratégia educacional constituída por um conjunto de práticas sequenciadas de ensino-aprendizagem” (KRUG, 2016, p. 603). Essa técnica possui três etapas: preparo; garantia do preparo e aplicação dos conceitos, que juntas irão contribuir com o desenvolvimento dos alunos em equipes. Para a metodologia, nos amparamos nas ideias de Cordazzo et al (2007, p. 124), pois fez-se um levantamento bibliográfico, no intuito de uma análise interpretativa. Resultados, o uso da técnica ABE proporciona uma organização dentro das equipes, promovendo um trabalho sistematizado e integrativo. Tal análise nos permite compreender que o trabalho em equipe demanda uma complexidade que de certa forma é negligenciada por alunos e professores, pois geralmente as equipes não se organizam de forma correta, e isso acaba gerando em alguns casos, conflitos que prejudicam o grupo e limitam as aprendizagens. Conclusão, a técnica ABE, por meio de suas etapas considera uma preparação prévia da atividade com posterior garantia desse preparo através de testes individuais que podem ser aplicados pelo professor e pelas equipes aos seus membros, e também a aplicação dos conceitos propostos pelo professor com a culminação na esplanação da apresentação.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Programas de Educação Tutorial
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