PETIANOS E O APADRINHAMENTO DE CALOUROS DO CURSO DE OCEANOGRAFIA EM TEMPOS DE PANDEMIA
Resumo
O Programa de Educação Tutorial do curso de Oceanografia da Universidade Federal do Ceará (UFC) desenvolve anualmente um projeto de apadrinhamento dos recém ingressos. O intuito é acompanhar e auxiliar os calouros nas atividades acadêmicas, facilitando e incentivando seus desenvolvimentos no decorrer do primeiro ano de graduação, transmitindo informações sobre o campus, sobre as áreas de atuação e os laboratórios de pesquisa, a matriz curricular, o funcionamento do Sigaa, entre outras atividades. O apadrinhamento ocorre por meio de um encontro promovido na primeira semana do semestre, chamado “Descobrindo a Oceanografia”. Nesta ocasião, cada bolsista PET torna-se responsável por um grupo de calouros, que serão acompanhados durante o ano. A partir daí, são promovidos regularmente, encontros chamados “Café com os Calouros”, nos quais bolsistas e seus alunos apadrinhados podem se encontrar para conversar, interagir, tirar dúvidas e trocarem idéias. Porém, em 2020 devido às circunstâncias provocadas pela pandemia de COVID-19, após o encontro inicial todos os demais contatos foram realizados via e-mails ou redes sociais; o evento “Café Digital com os Calouros” foi promovido em duas ocasiões, com abordagens diferenciadas. O primeiro contou com esclarecimentos sobre o plano de retomada do semestre 2020.1, expectativas para o retorno às aulas, incentivos e motivações aos desafios de estudar em casa, com dicas de organização. O segundo abordou o tema “Como evitar a procrastinação em tempos de pandemia”. Em um coletivo, destacou-se a preocupação na formação profissional, com a sugestão de novos encontros com a participação de egressos do curso atuantes no mercado. Assim, considera-se que o PET Oceanografia conseguiu manter seu papel de apadrinhamento e acompanhamento dos calouros, sanando as dúvidas, discutindo e apresentando possibilidades às dificuldades encontradas, e auxiliando no processo de manutenção do vínculo com o Curso.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.