PROJETO MEMES FILOSÓFICOS

Autores

  • Braiam Lima Batista
  • Brenna da Silva Matias
  • Paulo César Feitosa Silva
  • Matias Lucas Viana
  • Hugo Filgueiras de Araujo

Resumo

O melhor resumo deste trabalho talvez fosse uma imagem. O projeto Memes filosóficos promovido pelo PET- Filosofia UFC, é uma atividade desenvolvida semanalmente em nossa rede social Instagram, onde tratamos a Filosofia com nosso público através de posts de imagens, vídeos e tirinhas acompanhados de uma descrição explicativa para melhor apreensão do tema abordado. Fornecendo aos nossos seguidores um melhor encontro reflexivo com os diversos temas filosóficos do cotidiano abordados de uma maneira acessível e descontraída. Buscando trazer algo além do cômico, também informativo. Pois, além da imagem há por trás uma reflexão filosófica. Combatendo o preconceito de que “meme é só humor”. É verdade que a palavra “meme” popularizou-se com o biólogo Richard Dawkins, no entanto, desde Aristóteles a palavra que deriva do grego mimesis (imitação) vem sendo utilizada como conceito. Outro exemplo é a teoria mimética do filósofo René Girrard, segundo o qual nós desejamos, ou aprendemos a desejar, vendo os outros desejarem, dessa maneira: eu desejo o que o outro deseja. Daí, o sucesso mimético dos memes, ampliando essa interpretação de imitação para a própria replicação em massa dos memes. Outra rede social que exemplifica ainda melhor a relevância de se trabalhar com memes é o Tik Tok, rede social no qual a principal atividade é: dublar áudios de outrem, ou seja, imitar. O meme é uma realidade da atualidade, e enquanto alunos de Filosofia não poderíamos deixar de estar atentos a esse fenômeno. Nos adequando a atual situação de pandemia intensificamos as atividades remotas, obtendo um maior alcance de público. O aumento do número de seguidores foi bastante satisfatório e se deve em grande parte a este projeto, pois muitos views de nossas postagens se deveram a marcação de nossos memes e compartilhamentos dos mesmos. Exemplo prático da teoria mimética. Ao passo que nos imergimos nessa nova realidade, nos apropriamos dela como objeto de pesquisa.

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Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VII Encontro de Programas de Educação Tutorial