QUIZ SOBRE TEMÁTICAS DA OCEANOGRAFIA COMO FERRAMENTA PARA APRENDIZADO E INTEGRAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19.
Resumo
Diante do contexto de isolamento social ocasionado pela pandemia de COVID-19 no ano de 2020, fez-se necessário encontrar ferramentas em continuidade à integração dos alunos do curso de Oceanografia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do PET Oceanografia. Dentre as diversas possibilidades, quizzes são uma boa forma alternativa de difusão do conhecimento, atuando de modo interativo e didático, de fácil entendimento e fixação de conteúdo. Visando manutenção das divulgações e ações pelo Instagram do PET Oceanografia, seguiu-se uma sequência semanal intitulada “Quiz Oceano”, cujo conteúdo baseou-se no livro de livre acesso “Introdução às Ciências do Mar” (Castello & Krug, Orgs., 2017). Os temas abordados (ciências do mar; formação e evolução dos oceanos; fisiografia do fundo oceânico; sedimentação marinha; propriedades físicas e químicas da água do mar) foram divididos em capítulos, de responsabilidade semanal de cada uma das seis bolsistas em atuação. Foram elaboradas seis questões de cada capítulo, editadas na plataforma Canva e postadas nos stories do Instagram do PET Oceanografia, nos meses de julho e agosto. As perguntas, de múltipla escolha e/ou verdadeiro-falso, permaneciam disponíveis para resposta pelo período de 24h. Após este período, as respostas eram divulgadas, seguidas de explicações. O resultado foi considerado positivo, com acesso por 135 usuários. O recurso, usado de forma criativa, mostrou-se eficiente para transmissão do conteúdo de temas oceanográficos de forma interativa, para alunos do curso e público interessado que acompanha divulgações do PET Oceanografia nas redes sociais.Downloads
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Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Programas de Educação Tutorial
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