RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO DO MANUAL DOS RECÉM-INGRESSOS DIANTE DO ATUAL CENÁRIO DE ENSINO REMOTO
Resumo
O ingresso de estudantes em um curso de Ensino Superior pode ser um período desafiador no contexto acadêmico, social e emocional. Diante desse cenário, o grupo PET/UFC–Farmácia, criou, em 2018, o Manual dos Recém-ingressos com o intuito de apresentar o curso de Farmácia e suas oportunidades, bem como responder dúvidas frequentes. Entretanto, diante do atual contexto de pandemia, ocasionada pela COVID-19, o documento necessitou de atualizações. Assim, o presente trabalho objetiva fazer um relato de experiência acerca do processo de atualização do manual para o contexto de ensino remoto devido à pandemia da COVID-19. Inicialmente, listou-se as plataformas on line que foram mais utilizadas pelos docentes do curso de Farmácia da Universidade Federal do Ceará (UFC) durante o semestre de 2020.1, através de relatos obtidos com os integrantes do PET/UFC-Farmácia, que representam diferentes semestres. Além disso, buscou-se mostrar uma melhor realidade dos campi da instituição ao vincular os mapas destes, presentes no manual, com hiperlinks que direcionam o aluno para o Google Maps, permitindo que ele visualize as imagens de todas as estruturas que serão utilizadas e visitadas por eles quando for permitido o retorno das aulas presenciais. Como resultado, observou-se que as três plataformas mais utilizadas pelos professores do curso de Farmácia foram o Google Classroom, o Kahoot e o SOLAR que foram incluídos no manual junto com uma breve descrição sobre como utilizar tais ferramentas de ensino para que os ingressos possam usar como um guia durante o período letivo. Ademais, notou-se que a inclusão de hiperlinks, permitiu uma melhor aproximação do recém-ingresso à universidade, visto que eles já podem se familiarizar com os prédios e outras estruturas que compõe a instituição através de imagens, o que beneficia o processo de adaptação ao seu novo local de estudo, tornando a vivência menos desafiadora e aproximando o aluno da universidade, mesmo estando em atividade domiciliar.Downloads
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Coelho Lopes, N., Gomes de Oliveira, G., Almeida, J. da S., Thays Aguiar Carneiro, M., Rhavena Melo de Barros, R., & Rodrigues Romero, N. (2021). RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO DO MANUAL DOS RECÉM-INGRESSOS DIANTE DO ATUAL CENÁRIO DE ENSINO REMOTO. Encontros Universitários Da UFC, 5(10), 4299. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/64173
Edição
Seção
VII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.