RELAÇÃO ENTRE CLASSE, RAÇA E MOBILIDADE SOCIAL: PERCEPÇÃO ACERCA DA DESIGUALDADE DE OPORTUNIDADES.
Resumo
O Brasil é um país marcado por diversas desigualdades vindas de uma colonização que explorou e escravizou negros e indígenas, resultando em uma sociedade de classes bem definidas pela herança colonial. Os estudos sobre mobilidade social que focam na desigualdade de oportunidades utilizam como metodologia a análise intergeracional para identificar se há uma melhora na condição de vida entre duas gerações, assim como também existem estudos que analisam as oportunidades na área da educação. Nos dois tipos de análise, a problemática se concentra na discussão, principalmente, de raça e classe de origem. A maior parte da literatura procura identificar qual dos dois fatores tem mais impacto negativo na chance de ascensão de classe. Com base nessa leitura, propus uma análise da percepção acerca da desigualdade de oportunidades, para comparar com os resultados da literatura em questão, a fim de identificar se a conclusão chegada por essa comparativa temporal sobre mobilidade é também sentida pelas pessoas que vivem nessa realidade desigual. A pesquisa foi feita, utilizando os dados de survey realizado pelo PET Ciências Sociais em agosto de 2020, com questionário respondido por 394 pessoas, tendo como variável dependente “dificuldade de subir” e como variável independente “renda” e “cor”. Foi perguntado qual era o motivo da principal dificuldade em ascender de classe atualmente, havendo como respostas “o governo não promove oportunidades suficientes” entre outras.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.