SABERES POPULARES E A IMPORTÂNCIA DE SUA DEMOCRATIZAÇÃO NA UNIVERSIDADE
Resumo
Este trabalho possui como objetivo apresentar uma das mais recentes atividades do Programa de Educação Tutorial (PET) - Música da Universidade Federal do Ceará (UFC) iniciada durante o período pandêmico, do ano de 2020, que é o Grupo de Estudos dos Saberes Populares (GESP) coordenado pela profª. Dra. Catherine Furtado e com participação dos bolsistas. O grupo tem como principal função compartilhar os movimentos culturais dos saberes populares, conceito que abrange todas as práticas de uma cultura, principalmente do Ceará, evidenciando sua importância em diversos ambientes, inclusive na universidade, como forma de valorização cultural de um povo. A importância dessa atividade atribui-se às necessidades de inserção e permanência desses saberes populares no âmbito acadêmico, refletindo aos aspectos predominantes de uma cultura etnocêntrica ainda ressoante nos programas universitários. Diante desse contexto as discussões a partir da temática dos saberes populares engloba as características essenciais das práticas musicais a exemplo de manifestações como Maracatu, Reisados, Bandas Cabaçais, entre outras. Para aporte teórico desses estudos trazemos como referência os livros “Cultura, um conceito antropológico” (2003), de Roque Laraia, e “Agrupamentos da música tradicional do Cariri cearense” (2012), de Márcio Matos e Carmen Coopat, além de conteúdos compartilhados em atividades das disciplinas de Etnomusicologia, Práticas Percussivas e projeto de Extensão Casa Caiada. Assim, o grupo, mesmo com ações de estudo e pesquisa ainda inicialmente, aponta para pertinência de uma visão mais ampla e democrática para a efetiva atuação desses saberes dentro do espaço acadêmico e, com isso, contribuir para a valorização e o conhecimento das diversas manifestações culturais do nosso país.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.