SAÚDE MENTAL NA PANDEMIA DE COVID-19: ATRAVESSAMENTOS DA CRISE SANITÁRIA NOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ.

Autores

  • Rodrigo Lima Bandeira
  • Regma Sampaio Araújo
  • Gabriel de Oliveira Mendes
  • Liana Rosa Elias

Resumo

Em 16 de Março de 2020 se iniciaram nas instituições de ensino superior do Estado do Ceará uma medida de isolamento social rígido devido a pandemia de COVID-19. A doença se alastrou globalmente, causando mortes, internações e agravamentos na saúde mental de muitas pessoas. Fatores como o isolamento social imposto, a nova rotina estabelecida, o medo de perder pessoas próximas, dentre outros, influenciaram diretamente na qualidade de vida de diversos sujeitos. Diante deste cenário, a extensão “Abrindo a Caixa” atuou junto a estudantes de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC) como uma ferramenta de promoção de saúde mental. O objetivo do atual trabalho visa relatar essas experiências vividas na extensão ao longo do ano de 2020. Promovida pelo Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Psicologia da UFC, a extensão tem como metodologia a execução de dois encontros por curso de graduação, com duração média de uma hora e meia cada. Em ambos os momentos são colocadas em diálogo as questões expostas pelos próprios estudantes acerca de seus questionamentos, dúvidas e sofrimentos, que os acompanham ao longo de sua formação. Assim, diante da crise sanitária da COVID-19, o projeto se adaptou e transformou esse espaço também em uma ferramenta de acolhimento para os impactos da pandemia na vida dos estudantes. Foram realizados no total 10 encontros e 3 lives no Instagram como veículo de alcance ao público-alvo na modalidade remota. Os resultados foram muito satisfatórios, com feedbacks positivos dos participantes e dos extensionistas. Os encontros funcionaram como suporte grupal e promotor de práticas em saúde mental. Concluiu-se que as práticas acadêmicas em si já podem ser fator de sofrimento psíquico, e o contexto de uma crise sanitária pode funcionar como agravador desses problemas, logo, propostas que visam um cuidado ético e de saúde mental mostram-se essenciais para que a universidade não seja um ambiente iatrogênico, mas sim de promotor de saúde.

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Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VII Encontro de Programas de Educação Tutorial