SEGMENTAÇÃO DE MERCADO MEDIANTE ANÁLISE DE AGRUPAMENTOS
Resumo
A segmentação de mercado é uma prática comum dentre as atividades inerentes aos profissionais de marketing, consistindo em dividir o mercado em fatias de modo a agrupar clientes que possuem características similares. Essa prática otimiza os esforços organizacionais para manter os clientes atuais e converter novos clientes ao servir de aporte para estratégias de marketing, tendo em vista que clientes do mesmo segmento tendem a responder de forma semelhante a uma determinada estratégia. Não obstante, não é possível agrupar os indivíduos em segmentos bem definidos sem uma metodologia objetiva. O emprego da análise por agrupamento, também conhecida por análise de cluster, se mostra eficiente, pois a técnica estatística multivariada reúne elementos em grupos com base na relação entre os mesmos, desse modo, indivíduos do mesmo grupo possuem características similares (homogêneos), e indivíduos em diferentes grupos possuem características distintas (heterogêneos). De acordo com o exposto, o principal objetivo desse trabalhos é propor a aplicação da análise por agrupamento na segmentação de mercado a fim de embasar a prática do marketing com conhecimentos provindos da estatística. Para ilustrar a aplicação utilizou-se o conjunto de dados da plataforma Kaggle intitulado vendas de supermercado que é composto pelo registro de dados de venda para mil clientes em três filiais diferentes de uma empresa de supermercado. Como auxílio para análise dos dados foi utilizado o programa computacional R.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.