SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS X DESSERVIÇOS AMBIENTAIS: UMA BREVE DISCUSSÃO
Resumo
Com o atual colapso ambiental, é preocupante a situação da natureza principalmente pelo processo de se apropriar não somente de recursos naturais renováveis como também dos não renováveis. Essa degradação do meio ambiente causa diversos problemas socioambientais, sendo um deles a provisão de serviços ecossistêmicos e o seu comprometimento que gera impactos ao bem-estar humano e ao funcionamento da sociedade. Dito isso, o objetivo deste trabalho é destacar a importância dos serviços ecossistêmicos para a sociedade e meio ambiente realizando uma análise do grau do impacto dos desserviços ambientais na provisão desses serviços ecossistêmicos, além de evidenciá-los. Para a sua realização, foi adotado uma bibliografia base para ser utilizada, onde a partir dela foi possível a caracterização do que são serviços ecossistêmicos e desserviços ambientais para então poder haver uma comparação e explicitar o grau de impacto dos desserviços ambientais na provisão dos serviços ecossistêmicos. A natureza é uma grande provedora de serviços ecossistêmicos, os benefícios que o ser humano obtém dos ecossistemas. São serviços como regulação climática, de doenças, biológica, de danos naturais, regulação, purificação da água, polinização, alimentos, água, madeira para combustível, fibras, bioquímicos, recursos genéticos, ecoturismo, formação do solo, produção de oxigênio, ciclagem de nutrientes etc. Caso a sociedade tivesse que pagar para receber esses serviços custaria uma grande quantia aos cofres públicos. Com o agravamento das degradações, pode-se conhecer o termo de desserviços ambientais que se identifica com tudo que impede o provimento dos serviços ecossistêmicos e atrasa a preservação dos mesmos. Conclui-se que a falta de estrutura dos órgãos ambientais impede uma fiscalização eficiente e os retrocessos na lei ambiental brasileira, que de todas as formas é burlada, intensificam as atividades que causam degradação. O esperado é conseguir expor a fragilidade ambiental existente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.