SOCIALIZAÇÃO DE PESQUISA PET AGRÁRIAS (SPPA): UMA FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DIALÓGICA PARA A PESQUISA
Resumo
O ato de pesquisar dentro de um curso de graduação frequentemente apresenta variações no corpo discente: entre o lapidado e o errático. Em um grupo PET multidisciplinar, como é o caso do PET Agrárias Conexões de Saberes, esta diversidade de trajetórias de pesquisa dos bolsistas poderia ser aproveitada em um processo dialógico de construção de saberes para pesquisa entre os estudantes. Pensando nisso, no ano de 2020, foi elaborado o SPPA: Socialização de Pesquisa PET Agrárias. É uma ferramenta que visa justamente suprir as dificuldades das caminhadas acadêmicas de pesquisa dos discentes através de espaços de diálogos entre discentes e docentes do PET. Assim, este trabalho busca estudar o SPPA em sua eficiência de promover espaços de construção de saberes dentro de um grupo PET multidisciplinar. Para tanto, a metodologia utilizada foi a observação participante, tendo o observador participado de todos os encontros do SPPA, inclusive na condição de apresentador. Após cada encontro, a experiência era sistematizada em um caderno de campo. Foram acompanhados 8 encontros entre junho e novembro de 2020. Ainda que fosse ressaltado o caráter experimental e não-formal dos encontros, foi perceptível a hesitação de bolsistas quando chegava a sua vez de apresentar. Verbalizando que "não tinha projeto", referindo-se ao TCC, ainda que não fosse este o caso. De todo modo, o espaço criado quando realizado trazia uma ambiência de celebração dos saberes partilhados por quem apresentava. Deste modo, tem-se como conclusões parciais que o SPPA cumpre um papel importante dentro da dinâmica do grupo PET, ainda que haja uma variável: o possível distanciamento dos bolsistas por sua natural ontologia.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.