TENDÊNCIAS GENÉTICAS PARA PESOS CORPORAIS DE CODORNAS DE CORTE EM UM PROGRAMA DE MELHORAMENTO EXPERIMENTAL

Autores

  • Ananda Maria Soares Abreu
  • Lixsy Celeste Bernardez Orellana
  • Wilson Fernandes de Oliveira Junior
  • Luciano Pinheiro da Silva

Resumo

Codornas são animais modelos em vários campos das ciências da vida, como a genética, devido ao seu pequeno porte, capacidade de criação de animais em pequenos espaços e com poucos recursos e curto intervalo de gerações. O objetivo deste estudo foi analisar o ganho genético em um programa de melhoramento implantado na Universidade Federal do Ceará. Foram utilizados dados de pesos corporais aos 28 (p28) e aos 42 dias (p42) de idade medidos em codornas de corte (Coturnix coturnix), provenientes do programa de melhoramento da Universidade Federal do Ceará. Foram obtidos 3703 registros para p28 e 3233 para p42, e o pedigree total conta com 4945 animais registrados de nove gerações de 2015 a 2019. Todos os animais assim que nasceram receberam identificação única por meio de anilha e foram criados em piso de concreto com cama de maravalha, com ração adequada às necessidades nutricionais e água a vontade na fase inicial, depois alojados em gaiolas de reprodução com uma fêmea cada e um macho para cada duas fêmeas. A seleção de machos e fêmeas é baseada nos animais de maior p28 a cada geração. As tendências genéticas foram calculadas em rodada para estimativa de parâmetros genéticos usando BLUPs obtidos por modelo animal misto, com efeito de eclosão para p28 e p42 e de sexo para p42 usando o programa WOMBAT (MEYER, 2006) e posteriormente usando-os em regressão linear usando o número de gerações como variável independente no programa R (R Core Team, 2020). Os resultados demonstram significância do efeito de geração, porém com uma taxa de ganhos de 0,15g/geração para p28 e 0,10g/geração para p42 fato que pode ser atribuído à baixa intensidade de seleção e a baixa eficiência do método de seleção fenotípica aplicado no programa de melhoramento genético no período analisado.

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Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VII Encontro de Programas de Educação Tutorial