TENDÊNCIAS GENÉTICAS PARA PESOS CORPORAIS DE CODORNAS DE CORTE EM UM PROGRAMA DE MELHORAMENTO EXPERIMENTAL
Resumo
Codornas são animais modelos em vários campos das ciências da vida, como a genética, devido ao seu pequeno porte, capacidade de criação de animais em pequenos espaços e com poucos recursos e curto intervalo de gerações. O objetivo deste estudo foi analisar o ganho genético em um programa de melhoramento implantado na Universidade Federal do Ceará. Foram utilizados dados de pesos corporais aos 28 (p28) e aos 42 dias (p42) de idade medidos em codornas de corte (Coturnix coturnix), provenientes do programa de melhoramento da Universidade Federal do Ceará. Foram obtidos 3703 registros para p28 e 3233 para p42, e o pedigree total conta com 4945 animais registrados de nove gerações de 2015 a 2019. Todos os animais assim que nasceram receberam identificação única por meio de anilha e foram criados em piso de concreto com cama de maravalha, com ração adequada às necessidades nutricionais e água a vontade na fase inicial, depois alojados em gaiolas de reprodução com uma fêmea cada e um macho para cada duas fêmeas. A seleção de machos e fêmeas é baseada nos animais de maior p28 a cada geração. As tendências genéticas foram calculadas em rodada para estimativa de parâmetros genéticos usando BLUPs obtidos por modelo animal misto, com efeito de eclosão para p28 e p42 e de sexo para p42 usando o programa WOMBAT (MEYER, 2006) e posteriormente usando-os em regressão linear usando o número de gerações como variável independente no programa R (R Core Team, 2020). Os resultados demonstram significância do efeito de geração, porém com uma taxa de ganhos de 0,15g/geração para p28 e 0,10g/geração para p42 fato que pode ser atribuído à baixa intensidade de seleção e a baixa eficiência do método de seleção fenotípica aplicado no programa de melhoramento genético no período analisado.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.