TESTES QUI-QUADRADO DE PEARSON E EXATO DE FISHER
Resumo
O estudo em questão é fundamentado em testes estatísticos aplicados em análises de dados categóricos apresentados em tabelas de contingências. O objetivo geral é compreender a utilização do Teste Qui-Quadrado de Pearson e do Teste Exato de Fisher, visando tornar mais compreensíveis e didáticas suas aplicações. O método utilizado para a realização deste trabalho foi a pesquisa, como, a leitura de trabalhos acadêmicos, artigos, livros e sites em que esses testes são abordados. As tabelas de contingências, em geral, são usadas para registar e analisar o relacionamento entre duas ou mais variáveis, usadas nos dois testes. Nestas tabelas, o Teste Qui-Quadrado de Pearson é utilizado para esclarecer se existe alguma associação entre a variável da linha e variável da coluna; o Teste Exato de Fisher é usado quando se deseja testar a independência. Na literatura observou-se, teorias referentes a utilização dos testes em relação ao número de observações, qual teste aplicar, o Qui-Quadrado ou Exato de Fisher? Contudo, não basta simplesmente utilizar esses testes analisando somente o número de observações, estes possuem suas condições. Existe uma relação entre ambos os testes no sentido de que testam as mesmas hipóteses, mas sob suposições e indagações diferentes. Neste contexto, uma aplicação foi elaborada com o uso do software estatístico gratuito R, para investigar e avaliar os dois testes propostos.Downloads
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Nazario Gomes da Costa, D., Batista Costa de Sousa Filho, J., & Jacqueline Batista, M. (2021). TESTES QUI-QUADRADO DE PEARSON E EXATO DE FISHER. Encontros Universitários Da UFC, 5(10), 4322. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/64196
Edição
Seção
VII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.