VOZES NEGRAS IMPORTAM: UM ECO TENSIONANDO GRADES RACISTAS.
Resumo
Em 2020, vivenciamos momentos importantes para a história recente, principalmente no tocante aos movimentos de lutas e ativismos antirracistas. Protestos por todo o mundo, em resposta aos assassinatos de pessoas negras, tanto pelas forças policiais, como pela omissão do Estado, ecoaram o lema "Vidas Negras Importam". Nesse ínterim de eventos, que nos movimentaram em direção a um questionamento radical das formas racistas que estruturam a nossa sociedade e nossa produção de conhecimento, foi criado o projeto "Vozes Negras Importam". A ação é vinculada às atividades do Fora da grade, que por sua vez, constitui o eixo de Ensino-Aprendizagem do Projeto de Apoio à Graduação (PAG) do PET-Psicologia. A ação objetivou discutir o papel do racismo e da branquitude na produção de subjetividades e desigualdades no Brasil, assim como pensar no papel da psicologia e da universidade, tanto como perpetuadoras dessas desigualdades, quanto como possíveis dispositivos potentes para a quebra desses paradigmas, em direção à construção e produção de saberes e de vidas possíveis, promovendo o desmonte necessário dos privilégios de saberes euro-branco-centrados. Por meio de uma série de 16 vídeos postados no Instagram @psicologiapet, utilizando a ferramenta IGTV, foram levantados inúmeros debates acerca de questões étnico-raciais que circundam a produção do conhecimento psicológico brasileiro. Os vídeos contavam com a participação de convidados, pessoas racializadas e com diferentes formações, mas tendo o tema da raça como o fio condutor de suas pesquisas e atuações. Como contrapartida à participação dos convidados, realizou-se uma outra série de postagens, divulgando ações desenvolvidas pelos mesmos - grupos de pesquisa, coletivos artísticos, dentre outros. Ao todo a atividade foi visualizada mais de 3900 vezes, tendo uma média de 250 visualizações por vídeo, contribuindo assim, para a disseminação do debate antirracista na psicologia que, infelizmente, ainda é majoritariamente branca.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.