A EXPERIÊNCIA DE CRIAÇÃO DA LIGA DE ENFERMAGEM CARDIOVASCULAR
Resumo
Introdução: De acordo com a Organização Mundial de Saúde, as doenças cardiovasculares (DCV) se configuram como a maior causa de morbimortalidade do mundo. Nesse contexto, as Diretrizes Curriculares Nacionais preveem que o Enfermeiro possua competência para atuar na atenção básica, nível em que se preconiza a prevenção de doenças e agravos tais como as DCV. No entanto, o conteúdo abordado durante a formação não é satisfatório àqueles que desejam atuar no âmbito cardiovascular, assim, surge a necessidade de ampliar a carga científica e prática por meio de atividades complementares, como os projetos de extensão. Objetivo: Objetivou-se relatar a vivência como acadêmica de Enfermagem no processo de criação de uma liga acadêmica. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de criação de uma liga acadêmica de enfermagem na área cardiovascular, cuja ideia surgiu de duas acadêmicas, após duas disciplinas obrigatórias que abordavam o conteúdo clássico de Enfermagem Cardiovascular. Resultados: Seis pessoas demonstraram interesse e puderam contribuir na estruturação da Liga de Enfermagem Cardiovascular, a professora escolhida aceitou ser a coordenadora e em 01 de janeiro de 2020 as atividades iniciaram. Ressalta-se que apesar do cenário atípico de pandemia, muitas ações foram desenvolvidas. Conclusão: Criar a LECV foi essencial, visto que não havia no Departamento de Enfermagem um projeto com essa perspectiva nos níveis primário, secundário e terciário. Afinal, as próprias fundadoras perceberam o quanto é necessário trazer esse conteúdo à Enfermagem, de maneira que esta seja vista com autonomia e destaque, bem como levar à comunidade acadêmica esta perspectiva. Incentiva também o tripé acadêmico: ensino, pesquisa e extensão. Da mesma forma, proporciona aos membros aprimorar sua responsabilidade, criatividade e organização.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIII Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.