A RELAÇÃO ENTRE A VIVÊNCIA NO CAMPO E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA
Resumo
Pesquisas na área de Entomologia Agrícola continuam avançando e gerando novas tecnologias, mas, o acesso à estas, em alguns casos, pode excluir pequenos e médios produtores familiares. Em um contexto geral, muitas vezes também pode ocorrer a exclusão de jovens camponeses aos espaços de ensino superior e, logo, as demandas dos produtores familiares acabam não chegando ao conhecimento dos pesquisadores. Paralelo ao semestre remoto de 2020-1, enquanto cursava a disciplina AC-0478 - Entomologia Agrícola, foram realizadas atividades que puderam aliar conhecimentos teóricos e práticos adquiridos à realidade de estudantes de graduação em Agronomia que vivem no campo. Assim, em virtude das medidas de isolamento por causa da pandemia de coronavírus e, por estar presente em casa, ou seja, na zona rural, foi possível detectar uma infestação generalizada de pulgões na cultura do sorgo em algumas regiões do município de Tauá, Ceará. Buscando entender melhor as causas do ataque desse inseto-praga, foi estabelecido um plano de amostragem, aplicado em pontos ao acaso, onde analisou-se toda a planta para identificar os níveis de dano. Este primeiro passo permitiu a elaboração de um plano de ação para o controle da praga nas áreas visitadas, utilizando alternativas viáveis e acessíveis para a comunidade atingida, o que estimulou o pensamento e a fixação do saber, pois o senso de pertencimento à comunidade aguçou a busca por explicações que estivessem alinhadas ao conhecimento acadêmico e as soluções eficientes para o problema. A experiência permitiu a valorização das vivências e saberes empíricos, que junto do saber científico, oportunizou a construção de um conhecimento sólido e aplicável para estas e outras situações de campo.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIII Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.