AS MÍDIAS SOCIAIS NO PROCESSO DA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA: USOS DA IDENTIDADE NEGRA DENTRO DO INSTAGRAM
Resumo
As redes sociais são veículos de comunicação que se baseia na internet e a utiliza como meio de distribuição e disparo de informações, são formadas por um conjunto de indivíduos que interagem a partir de um meio formando laços sociais que auxiliam na construção da identidade do sujeito, contudo, até que ponto as identidades são representadas em sua totalidade dentro das redes sociais? Neste trabalho pretende-se analisar as causas que levam a baixa circulação de conteúdos produzidos por pessoas que se auto afirmam pessoas pretas dentro da rede social Instagram, e porque isso acontece, além de tentar projetar as consequências desse não engajamento com esse tipo de conteúdo que muitas vezes carrega uma crítica social profunda. As características de identidade baseiam-se no fundamento sociológico existente em toda a sociedade, não apenas nas escolhas pessoais de grupos específicos. Além disso, as mídias sociais colocam os usuários em contato com diversas informações, notícias e itens de consumo como: jogos, filmes, músicas, entre outros elementos, que permitem formar sua identidade (ou, no caso, suas identidades). A identidade própria, o que define o ser humano como pessoa única, por assim dizer, é definida por Bauman, como “a rejeição daquilo que os outros querem que você seja”. Gomes (2002) entende a identidade negra como: “[…] uma construção social, histórica e cultural repleta de densidade, de conflitos e de diálogos", portanto, a identidade negra é uma construção política, não se limita apenas à cor da pele, o que é uma postura que desafia padrões. Autoafirmar-se negro é em algum ponto, aceitar e estar de bem com sua própria identidade.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIII Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.