EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-EJA: A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES(AS) E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS.
Resumo
Este trabalho objetiva analisar a importância de uma formação docente mais específica e qualificada destinada aos profissionais da Educação Básica para atuar na modalidade de EJA. Busca refletir, por exemplo, sobre o número reduzido de disciplinas específicas exigidas no currículo do Curso de Pedagogia da FACED/UFC que oferece, atualmente, apenas uma disciplina obrigatória com 64 (sessenta e quatro) horas no semestre. O que se configura muito pouco diante das necessidades de processos formativos mais consistentes, de acordo com as proposições contidas na Lei de Diretrizes e Bases-LDB nº 9.394/96 quanto aos direitos em suas especificidades e, garantido pela Constituição Federal de 1988 em seu Artigo 208 Inciso I destinado ao público-alvo da EJA. Dessa forma, as práticas descontextualizadas com a realidade própria e específica do público-alvo da EJA ocasionam práticas pedagógicas infantilizadoras, as quais perpetuam sentimentos de “exclusão” desses alunos nos processos educacionais. Na metodologia, a opção foi por um estudo bibliográfico e documental, cuja a fundamentação teórica foi delineada a partir da ideias de teóricos da Educação como Brunel(2008); Freire(2003); Gadotti(2012); Machado(2016) e Lerche(2008) que possibilitou apontar características marcantes e necessárias para a formação de educadores(as) da EJA. Conclui-se então, a necessidade urgente de identificar, refletir e transpor os desafios que permeiam as práticas atuais na EJA que refletem uma perspectiva excludente, pela ausência de melhoria na especificidade da formação dos professores dessa modalidade, considerando ainda, a necessidade de políticas públicas mais consistentes que alterem a posição sempre secundária ocupada pela Educação de Jovens e Adultos no cenário nacional, mesmo após quase 25 anos da promulgação da LDB nº 9.394/96.Downloads
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Rodrigues Freire, R., & Almeida, R. de S. (2021). EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-EJA: A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES(AS) E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. Encontros Universitários Da UFC, 5(8), 3882. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/64408
Edição
Seção
XIII Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.