EFEITOS DA PREPARAÇÃO FÍSICA COM LEVANTAMENTO DE PESO OLÍMPICO EM UM ATLETA DE TAEKWON-DO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Abstract
Utilizar o treinamento com levantamento de peso olímpico (LPO) pode ter melhorias significativas para atletas em esportes relacionados a velocidade, agilidade e energia (HACKETT 2016). Diante disso, vê-se que o taekwon-do (TKD) por ser uma técnica de combate sem armas, que envolve apenas as habilidades de pés, mãos e punhos exige do praticante a capacidade de executar as técnicas de forma ótima e para isso é necessário um alto índice de força, concentração, equilíbrio, controle da respiração e velocidade (SANCHEZ, 2010). Dessa maneira, torna-se importante um relato de experiência (RE), que é uma construção que não objetiva propor uma finalidade e sim abrir o tema à análise e constante produção de saberes (DALTRO; DE FARIA, 2019), a fim de expor as vivências do atleta diante a intervenção do treinamento com LPO. Outrossim, esse trabalho traz como objetivo relatar como a preparação física com LPO influenciou no rendimento do atleta. A metodologia do presente trabalho é feita por meio de um relato de experiencia do bolsista de lutas, de 21 anos, do Desporto UFC em 2020, praticante de TKD há 5 anos que realizou o treinamento com LPO em sua preparação física 3 horas por semana durante todo o ano de 2020. Destarte, foi constatado que grandes atletas têm maior explosão, pois são capazes de contrair e relaxar a musculatura mais rápido que seus colegas (MCGILL, 2010). Por conseguinte, o atleta notou melhora considerável de suas habilidades no TKD, além de ter ganho mais confiança para realizar as técnicas e atribui parte desse desenvolvimento aos treinos com LPO.Downloads
Downloads
Published
2021-01-01
Issue
Section
XIII Encontro de Experiências Estudantis
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.