NATAÇÃO CEARENSE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA 67 EDIÇÃO DOS JOGOS UNIVERSIÁRIOS BRASILEIROS
Resumo
Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) são um evento multi-esportivo nacional, realizado anualmente pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), e sua Fase Final é considerada a maior competição esportiva universitária da América Latina, reunindo aproximadamente três mil atletas universitários de todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal. Em 2019, no mês de outubro, A 67ª edição do evento foi realizada nas cidades de Salvador e Lauro de Freitas, ambas na Bahia, voltando a ser sediado neste estado depois de 51 anos. Nos credenciamos para competir depois de sermos campeões cearenses universitários de natação, em diversas provas, em seletiva oferecida e realizada em conjunto pela Federação Cearense de Desportos Aquáticos (FCDA) e pela Federação Universitária Cearense de Esportes (FUCE). Por uma semana, vivemos puramente o esporte, dispondo de uma estrutura ímpar feita pela organização dos Jogos, a qual contava, por exemplo, com acomodação, transporte e refeitório exclusivos para os participantes do evento, desde voluntários até atletas e Presidentes de federações. Vivenciar essa viagem foi algo que nos marcou profundamente como pessoa, pois tivemos experiências singulares em termos pessoais meramente por estar participando do evento, e como atleta, porque tivemos a oportunidade de competir com os melhores nadadores universitários do País, em altíssimo nível. O presente trabalho é um relato de experiência, buscando evidenciar a experiência de dois atletas de natação na ultima edição dos JUBs Fase Final.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIII Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.