A ANIMAÇÃO CELLS AT WORK E SEUS POTENCIAIS NO ENSINO DE FISIOLOGIA HUMANA
Resumen
O uso de produtos da Cultura Pop no ensino de conteúdos escolares já não é novidade para os professores. Visto a crescente melhora na acessibilidade a planos de internet e ao barateamento de dispositivos móveis de comunicação (smartphones, tablets e notebooks), as mídias digitais se inserem cada vez mais no cotidiano dos alunos e, consequentemente, na sala de aula. Contudo, é necessário que os docentes saibam quais obras utilizar para auxiliar os alunos na compreensão dos conteúdos. Assim, o presente trabalho visa explicitar, através de um relato de experiência, os potenciais pedagógicos da animação japonesa "Cells at Work! (2020)" para o ensino de conteúdos de Fisiologia Humana. Para isto, foram comparados os conceitos inseridos no primeiro episódio da obra com a literatura vigente a fim de avaliar os potenciais do anime para a prática profissional do professor. Na animação, foi possível observar a abordagem de conteúdos do Sistema Circulatório e Imunológico de forma satisfatória e lúdica, por meio de personagens como “Glóbulo vermelha”, “Glóbulo branco” e “Pneumococo”. Além disso, a obra trouxe conceitos sobre os diferentes agentes da resposta imunológica e a circulação de sangue no organismo humano. Dessa forma, constata-se que Cells at Work! pode ser utilizada como ferramenta facilitadora do ensino desses conteúdos, diminuindo a abstração necessária para a compreensão dos mesmos por parte dos estudantes e tornando a aprendizagem mais significativa.Descargas
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Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Davi da Silva, F., Ravelly Alves de Queirós, J., & Alves Feitosa, R. (2021). A ANIMAÇÃO CELLS AT WORK E SEUS POTENCIAIS NO ENSINO DE FISIOLOGIA HUMANA. Encontros Universitários Da UFC, 6(18), 653. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/72904
Número
Sección
I Seminário Institucional de Residência Pedagógica
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