ANÁLISE E AVALIAÇÃO DO PLANEJAMENTO UTILIZADO EM UMA TURMA DE 2 ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA NO PERÍODO REMOTO.
Resumo
Com o surgimento da pandemia da Covid-19, as aulas das escolas públicas começaram a serem realizadas de forma remota, e isso contribuiu para a necessidade de uma reformulação do planejamento dos professores. Cada escola se adequou a essa nova realidade da forma que puderam, alguns utilizando-se das plataformas do Google e outros fazendo uso do WhatsApp. A presença dos residentes nas escolas se tornou positiva dentro deste cenário, pois surgiu a possibilidade de proporcionar aulas diferentes, além de auxiliar no processo de alfabetização e letramento das crianças. A relevância deste trabalho se faz necessária porque o planejamento é umas das principais ferramentas de observação e aplicação dos estudos obtidos durante toda a formação do pedagogo. Portanto, o presente trabalho tem como principal objetivo analisar o planejamento feito por residentes nos meses de junho e agosto de 2021 no Programa Residência Pedagógica, considerando que além disso, o planejamento analisado contém também embasamento acerca da alfabetização e letramento. A metodologia utilizada foi a qualitativa exploratória, onde foi possível investigar as atividades, conteúdos e objetivos propostos, observando principalmente a presença da perspectiva da alfabetização, de acordo com os estudos de Magda Soares. Como resultados preliminares, percebemos a necessidade de planejar o uso de estratégias como jogos, vídeos explicativos, tutoriais e textos para trabalhar a alfabetização, o que mostra a preocupação em tornar esse processo significativo para os alunos e realmente trabalhar a perspectiva do letramento, considerando o contexto em que a criança está inserida e a função social que a leitura e escrita tem para cada uma. O que podemos concluir com este trabalho é que o professor precisa sempre estar buscando trazer novos elementos para a sala de aula e a importância das novas tecnologias para o contexto em que o mundo se inseriu, por conta do isolamento social, advindo da pandemia.Downloads
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Maria Oliveira Melo, V., & Santiago da Costa, A. (2021). ANÁLISE E AVALIAÇÃO DO PLANEJAMENTO UTILIZADO EM UMA TURMA DE 2 ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA NO PERÍODO REMOTO. Encontros Universitários Da UFC, 6(18), 670. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/72921
Edição
Seção
I Seminário Institucional de Residência Pedagógica
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