AS REVERBERAÇÕES DA LUDICIDADE NO ENSINO EM DANÇA
Resumo
O presente trabalho, nasceu de um desejo de compreender como se davam as relações dança-ludicidade dentro da sala de aula. A partir de experiências vividas na escola EEMTI José Valdo Ribeiro Ramos, em que o núcleo Dança da Residência Pedagógica Arte atua. No decorrer das regências e observações das aulas ministradas pelos residentes dentro da escola no componente curricular "Arte" e também no componente eletivo “Expressões Artísticas Contemporâneas” foi possível experimentarmos ações com dança e ludicidade através do jogo Corpomancia e de uma outra experimentação pautada na improvisação onde também foram empregados recursos sonoros a escolha dos estudantes através do Radio Garden que é um aplicativo que permite a sintonização de qualquer rádio de qualquer país do mundo. Este trabalho tem como objetivo apresentar as vivências experimentadas pelos residentes e alunos durante a aplicação, e apresentar também as reverberações que esta vivência ocasionou nos participantes, e ainda, de maneira sucinta, debater questões sobre o uso da ludicidade na sala de aula, sobretudo nas aulas de dança. Nele, irei me referenciar no acontecimento, ou seja, nas aulas ministradas pelo núcleo Dança da Residência Pedagógica Arte como informado acima. Mas, também em autores que discorrem sobre o assunto da ludicidade de uma maneira e em um campo mais sensível como Luckesi (2000), e que estudam questões acerca do ensino em dança dentro das escolas como Isabel Marques (1997).Downloads
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Elen Silva Maciel, L., & Vendrami Parra, D. (2021). AS REVERBERAÇÕES DA LUDICIDADE NO ENSINO EM DANÇA. Encontros Universitários Da UFC, 6(18), 674. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/72925
Edição
Seção
I Seminário Institucional de Residência Pedagógica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.