METODOLOGIA DE ENSINO SOBRE VITAMINA COM UMA TEMÁTICA FUTEBOLÍSTICA
Resumo
O presente trabalho trata-se de um relato de experiência sobre uma ação que foi desenvolvida para atividades de regência dos residentes de Ciências Biológicas pelo programa da Residência Pedagógica. A temática com que essa aula foi elaborada foi motivada com criatividade e proximidade do evento olímpico que ocorreu há poucos meses, já trazendo um pouco desse clima esportivo a um assunto bastante presente em aulas de Biologia. O material produzido foi em slide como recurso comumente usado em aulas principalmente em situação de ensino remoto pela escola. Nesse encontro foi discutida a importância na diversidade de alimentação, trazendo também alguns problemas gerados pela ausência ou deficiência de algumas vitaminas na dieta diária. Foi também organizado um confronto fictício de futebol entre dois times que eram Hidrossolúveis e Lipossolúveis para quem não lembra esses sãos os dois grupos de classificações das vitaminas. Os “jogadores” desses times eram as respectivas vitaminas que tiveram seu perfil apresentado por uma escalação mostrando os pontos positivos e negativos de cada vitamina. Depois de já apresentado os dois times, foi levantado uma questionamento para os alunos de quem iria ganhar o “clássico vitamínico” e os alunos teriam que refletir encima do que foi discutido em aula para conseguir responder entre quais dos “times” iriam ganhar a competição. Ao final, os residentes mostraram que na verdade no nosso organismo não existe esse tipo de competição entre os tipos de vitaminas, mas sim uma cooperação entre eles para a harmonia das atividades fisiológicas. Ao final dos encontros realizados os alunos demonstraram um feedback bastante positivo da metodologia usada para ensinar acerca desse assunto, o que motiva os residentes utilizarem novas dessas abordagens criativas.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
I Seminário Institucional de Residência Pedagógica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.