POLÍTICAS DE CUIDADO COM AS ATIVIDADES ENVIADAS PELOS ESTUDANTES NO ENSINO REMOTO.
Resumo
O presente trabalho apresenta o resultado do tratamento das atividades enviadas na disciplina de Arte, pelos estudantes da Escola Municipal Marieta Guedes Martins. Durante o primeiro semestre de 2021, os bolsistas do núcleo Dança da Residência Pedagógica Arte da Universidade Federal do Ceará atuaram nesta escola na disciplina de Arte. As aulas se deram por meio remoto e as trocas de conteúdos e atividades entre professores e estudantes aconteceram através do aplicativo Whatsapp. As implicações da desigualdade social do Brasil refletem diretamente na educação e, infelizmente, no contexto de pandemia o(a)s estudantes pertencentes ao grupo de baixa renda foram ainda mais prejudicados, pois a maioria não pode contar com o acesso a internet de qualidade ou sequer possuem dispositivos que possam viabilizar a sua participação nas aulas. Um dos maiores desafios para o docente artista durante o período de pandemia é a perda que se dá na relação professor-estudante, necessária no ensino de Arte para a construção de saber. As atividades dos estudantes da escola recebidas, através de uma edição, foram tratadas de forma sensível se transformando em uma vídeo-dança, assumindo o entendimento de que o olhar sensível para a produção dos estudantes, como uma política de cuidado, possibilite uma porta para o desenvolvimento de uma educação de qualidade, diminuindo os impactos negativos da educação no contexto de ensino remoto.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
I Seminário Institucional de Residência Pedagógica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.