SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO REMOTO, UMA ESTRATÉGIA EXITOSA.
Resumo
O objetivo deste trabalho é discutir o papel das sequências didáticas no ensino remoto. É papel do professor exercitar sua práxis e encontrar maneiras de proporcionar o aprendizado de seus alunos. Diante a isso, estratégias são usadas para facilitar esse processo, como as sequências didáticas, que são atividades elaboradas seguindo uma lógica sequencial de propostas e evolução do conhecimento. Durante o ensino remoto o uso dessa estratégia foi algo que trouxe pontos positivos, por isso, o presente trabalho é um relato de experiência sobre as vivências no Programa Residência Pedagógica, evidenciando os benefícios encontrados por uma bolsista no uso de sequências didáticas com uma turma de 3° ano. Para fundamentar a pesquisa qualitativa exploratória foram utilizadas as ideias de Freire (1987) sobre práxis e de Zabala (1998) sobre sequência didática. O tema das sequências foram “ Cultura popular e letramento”. O estudo revela que durante o uso de tais sequências didáticas as crianças exploram suas múltiplas inteligências e linguagens atreladas ao objetivo do projeto que é alfabetização. Em suas vivências puderam tratar do tema principal à luz de diversas disciplinas, bem como puderam demonstrar seus saberes prévios e adquirir novos conhecimentos. Já para a docente, destaca-se o exercício da práxis, para planejar a sequência, considerando os interesses e as demandas da turma, além do uso da interdisciplinaridade. Conclui-se que muitos ganhos são obtidos com o uso dessa estratégia e que no ensino remoto ela é uma boa aliada, pois promove a participação e o aprendizado, além da ampliação cultural das crianças e suas interfaces com a arte, a alfabetização e o letramento.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
I Seminário Institucional de Residência Pedagógica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.