SNAP TIME: A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DO PROFESSOR DE INGLÊS ATRAVÉS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Resumo
O projeto Snap Time é uma das propostas de intervenção realizadas pelo Programa de Residência Pedagógica (RP) Inglês da UFC em uma escola de ensino médio do município de Fortaleza. Aplicado em forma de minicurso, o projeto tem como objetivo geral preparar os alunos da escola para a prova de inglês do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). De acordo com o estudo realizado pela Folha de S.Paulo (2021), a prova constitui grande obstáculo no acesso de alunos da rede pública ao ensino superior. Portanto, seu objetivo específico é avaliar e compreender de que forma a prática docente, através do RP, contribui para a formação da identidade profissional dos residentes e como os prepara para o exercício da docência. Utilizamos o que é proposto por Day (2004) para guiar parte das reflexões. A metodologia estabelecida para o projeto possui duas categorias centrais. A primeira, relacionada à prática de ensino, diz respeito ao planejamento das aulas, confecção e seleção de material pedagógico e ao ato de lecionar as aulas. A segunda, diz respeito à reflexão sobre a docência e conta com um instrumento para a coleta de dados que serão utilizados para a avaliação com base no objetivo específico do projeto. Acreditamos que será possível melhorar a qualidade de ensino de língua inglesa na escola em que atuamos; ampliar o conhecimento dos alunos; e ponderar sobre quais aspectos da prática docente foram adquiridos a partir da experiência da Residência Pedagógica Inglês.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
I Seminário Institucional de Residência Pedagógica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.