TEM QUÍMICA AÍ: CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DO USO DAS REDES SOCIAIS.
Resumo
Hoje, o mundo inteiro vive uma pandemia devido ao vírus SARS-CoV-19, que surgiu no ano de 2020. A nova realidade imposta por essa pandemia exige mudanças no processo ensino-aprendizagem. O distanciamento físico impõe-nos novos desafios, onde os professores precisaram enfrentar para manter a atenção dos alunos. Por isso, faz-se necessário sabermos como nós, professores, podemos agir diante dessa problemática. Relacionar o conteúdo de Química com algo que está presente em nosso cotidiano faz com que os estudantes sintam-se interessados em descobrir mais sobre determinado tema, e isso torna o processo de aprendizagem mais facilitado. E por ser uma boa estratégia para atrair a atenção de estudantes, foi feito o uso de redes sociais, no caso o Instagram, como ferramenta de auxílio de ensino com o objetivo de divulgar e contextualizar o ensino de Química. Diante disso, foram produzidos materiais como vídeos, que precisaram ser encaminhados para interpretes de libras para edição, tendo em vista que uma parte da turma é composta por alunos surdos, e fotos abordando conteúdos de Química presentes no cotidiano, mostrando-os de forma mais dinâmica e simples possível. Os temas escolhidos faziam associação com datas comemorativas no momento que foram publicados, utilizou-se então a Páscoa para explicação da Química que estava presente no chocolate, fez-se uso também da data em que as olimpíadas estavam acontecendo para explicar a composição das medalhas, a Ciência existente na tocha olímpica, bem como associando para explicação das cores dos fogos de artifício. Esses materiais foram postados no feed do Instagram semanalmente, e foram realizadas enquetes nos stories para se ter uma noção sobre o conhecimento prévio existente. O uso do Instagram traz como ponto positivo o fato de atingir um público os alunos de ensino médio, além da comunidade em geral, tendo em vista que se trata de uma rede social bastante popularizada e difundida dentro da sociedade.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
I Seminário Institucional de Residência Pedagógica
Licença
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