RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A PRODUÇÃO E PLANEJAMENTO DE MATERIAIS DE APOIO INCLUSIVOS PARA OS ALUNOS DA EEP JOAQUIM NOGUEIRA
Resumo
Os anos de 2020 e 2021 exigiram uma reflexão sobre a necessidade de repensar uma nova abordagem metodológica de ensino em virtude da pandemia do vírus SARS-CoV-2 que obrigou a realização de todas as atividades escolares de forma remota. A escola de ensino profissionalizante Joaquim Nogueira tem a particularidade de ter alunos surdos compondo o seu corpo discente, o que exige que todo material ou aula produzidos sejam inclusivos, de forma que todos os alunos possam usufruir do material. O objetivo do presente trabalho consiste em compartilhar a experiência de produção de um material completamente inclusivo e que possa ser utilizado no cotidiano, tendo como tema específico “metais e oxirredução”. O material foi feito primeiramente como uma nota de aula, consistindo em um único documento contendo textos explicativos e alguns exercícios envolvendo todo o conteúdo. Porém, foi observado a necessidade de simplificar a linguagem utilizada, além da maior utilização de ilustrações, para que facilitasse o entendimento dos alunos. Foi sugerido também a divisão do material em duas partes, a primeira inteiramente sobre os metais e suas características e a segunda parte sobre reações de oxirredução. Além da revisão da linguagem e a reestruturação do material, sugeriu-se também a utilização de mapas conceituais a fim de ilustrar o conteúdo e estabelecer uma linha de raciocínio que facilitasse o entendimento do conteúdo. Com isso, pode-se concluir que é fundamental para a construção de material de apoio inclusivo, a utilização de ilustrações, mapas mentais e linguagem acessível, além da discussão do material com os outros integrantes do projeto destacando-se a valiosa contribuição da preceptora que acompanha os bolsistas na escola.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Práticas Docentes
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.