A IMPORTÂNCIA DO OBSERVATÓRIO DO TURISMO DE FORTALEZA PARA A CAPTAÇÃO DE INVESTIMENTOS NO SETOR
Resumo
O trabalho a ser publicado se enquadra na modalidade V Encontro de Estágios, onde irei expor a importância do Observatório do Turismo de Fortaleza, no qual sou estagiária desde janeiro de 2020. A criação do Observatório pela Secretaria de Turismo do Município de Fortaleza (Setfor), em 2019, retrata a importâcia do fomento público em pesquisa e análise de dados para captação de investimentos privados e elaboração de políticas públicas para o fortalecimento do setor, que gera um multiplicador de renda em outros 50 ramos da atividade produtiva. O Ceará possui a melhor logística aeroviária, possuindo o HUB internacional entre Gol, KLM e Air France e estando no ponto geográfico mais próximo à Europa e aos Estados Unidos, facilitando a entrada do turista internacional e seu impacto na renda economia local. Outro ponto de grande relevância é a a arrecadação de ISS pelo município através dos serviços prestados através do turismo e a alta empregabilidade no setor, que é característico de mão de obra intensiva. O trabalho irá apresentar as pesquisas já feitas pelo Observatório e os projetos em andamento. Atualmente o Observatório é o único órgão que realiza levantamento da atividade turística na capital cearense e pretende alinhar seus levantamentos junto a outros órgãos como IPECE, Fecomercio e Setur para fortalecer a divulgação dos dados e ampliar a capacidade econômica do turismo no estado.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
V Encontro de Estágios
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.